Um blog sem estrutura é como uma casa sem alicerce.


  
 

Hoje aqui no true dicas quero trazer uma reflexão para nossas vidas, vamos falar sobre vários pontos importantes para se ter um blog qualificado, e acima de tudo bem estruturado. Eu quero comparar nesse texto o processo de criação de um blog de sucesso, com o processo de criação de uma casa bem edificada.

Como estruturar um blog profissional

Vou mostrar o que é preciso e como se deve fazer, acredito que esse assunto vai nos mostrar que acima de tudo é preciso ter uma boa estrutura para se obter sucesso.

O processo de criação de uma casa bem estruturada.

Quando se pretende fazer uma casa, vários pontos são analisados, o tamanho do terreno, as qualidades desse terreno. Existe terrenos que daria uma ótima casa, porem os gastos são muito alto, pois quando levado em consideração um terreno acidentado onde você irá gastar mais com aterramento para deixá-lo nivelado.

Na maioria das vezes, alem do aterramento, é preciso gastar mais com levantamento de um alicerce muito alto, também é preciso fazer bases com uma boa amarração, essa é a parte mais importante no processo de criação de uma casa.

Talvez você não tenha compreendido muito bem o porquê, mas agora vamos explicar melhor, o alicerce é a base para que essa casa possa ser construída com segurança, e nesse alicerce é preciso que cada pedra esteja em sua posição certa e bem encaixada.

Pois tudo isso quando feito de qualquer forma, lá na frente pode causar sérios perigos, como rachamento de paredes, afundamento do piso e até um desmoronamento.

Agora imagine o desastre quando se constrói algo sem uma base solida e preparada para que ela venha agüentar todo o peso e estrutura dessa construção? O resultado vai ser, quando aquela casa já estiver pronta e toda adornada, pode levar um mês ou até anos.

Porem ela corre um grande risco de desmoronar e todo o trabalho, material e investimento que foi aplicado nela vir por água abaixo. Então é preciso sempre construir com segurança e competência.

Uma casa construída sobre a areia.

Um blog sem um alicerce é semelhante ao homem que construiu sua casa sobre a areia, e quando veio à primeira tempestade, grande foi à queda daquela casa. Seu blog tem um alicerce? Você tem certeza que seu blog foi construído com uma base solida capaz de resistir a tempestade, ou será que ele irá tombar diante do primeiro vendaval que enfrentar?

O processo de criação de um blog bem estruturado.

Já no processo de criação de um blog bem estruturado não é muito diferente, não se pode construir um blog de qualquer forma, primeiro é preciso fazer uma análise.

Tem que saber preparar bem o terreno, ou seja, é preciso você saber criar um alicerce para seu blog, pois vai ser esse alicerce que vai garantir que seu blog lá na frente não corra o risco de sofrer um desabamento e seu trabalho e dedicação venham ser em vão.

O alicerce de seu blog é conteúdo original e bem qualificado, isso irá evitar que lá na frente seu projeto venha ser frustrado, mas será que você está preocupado com isso ou pra você tanto faz?

O que é um blog sem uma base bem estruturada?

Um blog sem uma base estruturada é aquele blog que foi criado sem nenhum preparo, sem preparo na qualidade dos seus artigos, sem preparo na elaboração de seus conteúdos, mas mesmo assim, empurrando com a barriga, colocando a carroça na frente dos bois, ele conseguiu fazer sucesso.

Um blog preparado nas mãos de um blogueiro despreparado.

Tudo quanto eu falei até aqui deve ser levado em consideração, pois de nada adianta você criar um blog bem estruturado, seu blog ter todas as qualidades e você não ter estrutura para lidar com ele.

Um blogueiro que tem estrutura é considerado a uma mulher sabia, que sabe edificar bem sua casa, mas um blogueiro sem estrutura é considerado a uma mulher louca, que com suas próprias mãos derruba sua casa. Para quem não tem conhecimento, parte do que citei é um versículo bíblico. (A mulher sabia edifica sua casa, mas a tola, com suas próprias mãos a destrói)

 

Vou ser mais específico, é aquele tipo de blog onde você entra e encontra um conteúdo que venha chamar sua atenção, algo que venha fazer você sentir desejo de comentar e interagir com os demais leitores. Embora os princípios tenham mudado a interação jamais poderá mudar.

Como todos sabem, antes o objetivo de criar um blog era somente em publicar coisas pessoais, fotos, poesias, diários e etc. Mas como os tempos mudaram e as pessoas foram descobrindo que com a popularidade de seus blogs era possível ganhar dinheiro, de certa forma isso acabou corrompendo a mente de muita gente, e até mudando seus princípios e valores.

 

Se retrocedermos a alguns anos atrás, poderemos notar que, muitas pessoas realmente tinham princípios e prezavam por eles, muitos tinham realmente o desejo de interagir com seus leitores e esclarecer suas dúvidas.

Essas pessoas usavam seus blogs como uma espécie de auto-ajuda para os mais carentes, em outras palavras, para quem estava começando e não sabiam nada. Porem hoje não é mais assim, muitos não estão mais preocupados em ajudar ninguém sem que isso lhe gere algum ganho financeiro ou uma troca. É assim que funciona:

Eu ti ajudo! Mais o que você pode me oferecer em troca? Existe certo ditado popular onde diz: “porco não se lembra de quando foi bacuri”.

Este artigo foi escrito para quem está começando a blogar agora, para que não venha perder seus princípios e valores daqui a dois ou três anos quando você conseguir um stato elevado. Se lembre do seu começo e ajude seus companheiros.

Seus comentários, criticas e sugestão aqui tem valor.


  

Marketing Digital Efetivo- Ganhar Dinheiro na internet:

  • CASA SEM ALICERCE
  • Casas sem estruturas
  • como fazer um alicerce
  • melhor estrutura para montar um blog

Sobre Moisés Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

10 Comentários


  1. Olá Mirko,

    Confesso que ao ler sobre a casa bem estruturada me lembrei do atual estado do meu Blog. Não uso nenhum gerenciador de conteúdo, resolvi fazer tudo na unha, e não está nada fácil concluir o trabalho. Falta arrumar o meu código fonte e algumas funções que ainda vou implementar, mas não tenho tempo!

    Tenho que melhorar estas coisas pendentes, pois embora possa não parecer, a estrutura do meu blog não está nem 60% concluída.

    E ainda tenho mais um projeto para colocar no ar mês que vem, estou arrancando os cabelos já rsrsrs.

    Abraços!

    Responder

    1. Saudações Robson!
      Fica muito complicado gerenciar vários projetos sozinho,mas acredito que você deve dar mais foco naquele que você acha que merece mais atenção, caso o contrario, corre o risco de você acabar desanimando e desistir dos dois.

      Mas com um pouquinho mais de determinação você vai conseguir ajustar tudo e fazer uma conciliação entre os dois projetos. Um abraço!

      Responder

  2. Olá Mirko,

    Ótimo artigo, eu costumo avaliar o blog como se fosse uma empresa, pois precisamos analisar:

    – O mercado
    – As oportunidades
    – O risco
    – A visão do futuro
    – A associação ao presente
    – Gestão de qualidade
    – Análise da audiência
    – Busca por diferenciais
    – Entre outros

    Um blog sem preparo é igual a uma empresa aventureira, que vai “tocando o barco” meio que na sorte, mas um dia, a falência poderá ser inevitável. Como curiosidade, aprendi um novo ditado sobre “porco não se lembra de quando foi bacuri” e até hoje nunca ouvi dizer :)

    Abraços!

    Responder

    1. Saudações Bruno!

      Acho muito importante apessoa levar seu trabalho a sério e acima de tudo com coerência, pois de nada adiante você achar que tem o melhor produto e sempre vai está na liderança, hoje não é mais tempo de ficar parado achando que é assim mesmo que tem que ser, tal empresa é melhor e sempre será a número um, isso já foi a muito tempo atrás, a concorrência hoje está cada vez mais qualificada e competitiva pelo espaço e reconhecimento.Um abraço e vamos que vamos.

      Responder

  3. Olá Mirko, antes de mais nada, a sua comparação ficou fenomenal. Acredito que um projeto que não tenha uma estrutura, acaba por desabar. Eu, por sorte, comecei um projeto na beira da praia, mas com o tempo pude ver que era necessário algo mais sólido e, com isso, fui fazendo as alterações necessárias.

    Um exemplo vivo de que um blog bem estruturado pode ser a melhor escolha é o Bruno Simomura. Montou sua estrutura por dois anos, e hoje duvido que o blog dele corra o risco de “falir”.

    Abraços, Arlindo Armando

    Responder

    1. Saudações Arlindo!

      Concordo plenamente com você, o Bruno é um exemplo pra todos nós,graças a vocês, pude perceber que meu blog estava sendo criado sem uma base solida, e isso me fez refazer ele novamente, e agora tenho certeza que estou caminho certo. Um abraço!

      Responder

    1. Saudações Digo!

      Acredito que todo blog precisa ter um estrutura solida para obter sucesso,é isso que estamos fazendo a cada dia, e com a ajuda de todos vocês estamos conseguindo. Um abraço!

      Responder


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>